menu

Dicas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dicas para economizar :: Receitas vs Despesas

Oi minhas goxxxtosas! Tudo bem com vocês?
Hoje venho com um assunto muuuuito importante e que para alguns é muito difícil de seguir: Economias!

Não importa sua situação financeira, até mesmo quem é bilionário tem que saber gastar! Será que é tão difícil assim? Qualquer um consegue?
Para quem já fez uma reeducação alimentar sabe que no inicio é difícil mas depois você vai acostumando e aquilo faz parte de você. Assim acontece com Reeducação Econômica! Ela não foi feita para te torturar, ela vai te ensinar que você não pode gastar mais do que você recebe, vai te ensinar que por mais que seja difíciiiiil se controlar para não sair comprando tudo no final seu bolso agradece.
Vou ressaltar que não sou formada em economia, sou leiga no assunto e não sou nenhuma expert e aaaah, além de tudo tem hora que eu cometo uns pecadinhos e engano a mim mesma economicamente falando. As informações que eu vou passar são dicas de métodos que funcionam para mim.
Decidi fazer esse post porque sou conhecida como "pão-dura" "mão de vaca" e etc.. kaka e porque vejo que algo que é fácil para mim pode não ser fácil para outras pessoas.. bóra ter uma aulinha de economia? Hahaah #sqn

Receitas vs Despesas 

Tudo o que colocamos na ponta do lápis fica muito melhor para visualizar. Por exemplo, você recebe um valor X no seu emprego e acha que é pouco, mas quando coloca no papel e estuda os seus gastos em cima dessa receita vê que nem é tão pouco assim.

Hoje o método que eu vou ensinar para vocês é da Agenda Receita vs. Despesas, nessa agenda você vai colocar suas Receitas ( O dinheiro que você ganha: Salário, comissões, um celular que você vendeu e etc.. ) e depois as Despesas ( Faturas de cartão, dividas, pagamentos fixos de todo mês ).

Para explicar melhor eu criei uma personagem, a Maria. Maria é uma jovem, que ainda não é dona de casa e suas despesas são com ela mesma, não tem casa, carro nem nada disso para cuidar. Maria é adepta dessa agendinha e já fez sua lista desse mês:


Vamos lá:

Você vai precisar somente de uma agenda! No caso de Maria, ela recebe todo dia 1 de cada mês, logo uns cinco dias antes de receber ela já fez sua programação.

Maria recebe: 1000,00 de salário + 200,00 que pode ser de mesada ou algum dinheiro que alguém deve a ela.

Maria gastará: 400,00 com seu curso + 200,00 da fatura do cartão + aproximadamente 200,00 com cabelo, unhas e etc.. no salão + 100,00 de passagem de ônibus ou combustível.

Se ela recebeu 1200 e gastou apenas 900 ela vai ter 300 pra poder comprar bastante maquiagem e esmaltes ahaha nãaaaaaaaao!

300,00 que sobrou, Maria vai depositar 100,00 reais, vai separar 150,00 para poder comprar alguns esmaltes, maquiagens, comprar uma coisinha para casa ou o shampoo que acabou, os 50,00 que sobrou ela vai colocar no FDC - Fundo da Carteira, que será para ela fazer um lanche quando estiver na rua ou algo assim, até esperar o salário do próximo mês.

Meninas, é muito fácil fazer sua agendinha, seja organizado e faça ela de acordo com suas necessidades. Os valores que eu coloquei são somente valores explicativos e para servir de exemplo. 

Antes que começarem a fazer a agenda de vocês calculem quanto vocês gastam de passagem/combustível no mês, quanto gasta de salão, quanto gasta de coisinhas para vocês, quanto costuma gastar de lanche na rua e etc.. Se vocês já tiverem essa média podem começar a fazer. 

Você sempre tem que ter dinheiro sobrando, e o melhor lugar para guardar é no Banco. Vai que você já comprometeu seu salário todo e surge um aniversário e você precisa comprar um presente? Seu tênis estraga e você precisa urgente de um novo? E além do mais, guardar dinheiro é sempre bom, no caso de Maria ela guarda 100,00 todo mês, no fim do ano ela vai ter 1200,00 somente de dinheiro guardado, que dá para viajar, comprar algo que você tanto deseja e etc..

Depois eu mostro outros métodos bem legais para vocês, também vou fazer uma agendinha dessa para Donas de Casa que tem despesas que oscilam, como conta de água, luz e etc..

Espero que tenham gostado!  

               Beijos, 
                Teka.

Um comentário:

  1. faço isso, se não a gente se perde e gasta mais do que tem ¬¬ ótimas dicas, desse jeito não fica no vermelho né gata haha bjão. lindo blog

    ResponderExcluir